terça-feira, 8 de fevereiro de 2011

Piercings e Tatoos: Pecado ou não???


Sei que a polêmica vai começar, mas essa é a intenção! Nós como imitadores de Cristo devemos nos pôr a refletir sobre os mais disntintos temas, e buscar em SUA PALAVRA respostas e orar para que SEU ESPÍRITO nos de o discernimento necessário para não sermos enganados por qualquer farsante, que tem as pencas por aí hoje em dia.

Bom, primeiramente, devemos nos perguntar: O que é pecado? vamos então recorrer a Bíblia, nosso manual de vida na terra e a manisfetação da vontade de NOSSO DEUS para nossas vidas.

Desobediência, falta de fé, todo tipo de imoralidade, deleitar-se em práticas duvidosas tudo isso é pecado segundo a Bíblia. Vamos há alguns textos:

1 Jo 5:17 - "Toda maldade é pecado, porém há pecados que não trazem a morte."

Rm 14:23 - "Mas quem tem dúvidas á respeito do que come, é condenado por Deus quando come, pois aquilo que ele faz não se baseia na fé. E o que não se baseia na fé é pecado."

Jo 16:8-9 - "8 Quando o Auxiliador vier, ele convencerá as pessoas do mundo que elas tem uma idéia errada á respeito do pecado e do que é direito e justo, e também do julgamento de Deus. 9 As pessoas do mundo estão erradas á respeito do pecado porque não crêem em mim."

1 Jo 3:10 - " A diferença clara que existe entre os filhos de Deus e os filhos do diabo é esta: quem não faz o que é correto ou não ama o seu irmão não é filho de Deus."

1 Jo 3:4 - " Porque quem peca é culpado de quebrar a lei de Deus , porque pecado é a quebra da lei."

Bom, com essa base podemos dar continuidade, vejam como é complicado, o pecado em sua definição pode ser desde a dúvida quanto a fazer ou não fazer algo, pois se há duvida, então Deus não está nisso, afinal onde há Deus não existe confusão. Observem que só peguei textos do novo testamento, afim de evitar questionamentos sobre o que Jesus fez com que caísse por terra ou não.

Coloco aqui também o texto de Rm 12:2 que diz "Não vivam como vivem as pessoas deste mundo, mas deixem que Deus os transforme por meio de uma completa mudança da mente de vocês. Assim vocês conhecerão a vontade de Deus, isto é, aquilo que é bom, perfeito e agradavel á Ele."

Agora entendemos que a vontade de Deus é que não tentemos nos parecer com o mundo, e suas culturas, modas, imposições quanto á normalidade e afins.

O pecado nos dias de hoje quase nunca é tratado nas igrejas, e para muitos, a concepção de pecado é somente adultério, roubo, assassinato, blasfemia, etc...

Se não entendermos de fato o que é pecado como poderiamos nos arrepender verdadeiramente?

Outra questão bem interessante para abordarmos posteriormente.

As vezes algo que achamos normal pode escandalizar o nosso irmão, e se o fazemos conscientemente pecamos, veja em 1CO 8:13 " Portanto, se o alimento faz com que o irmão peque, nunca mais vou comer carne afim de que eu não seja a causa do pecado dele." Uma orientação de que amando nosso irmão como a nós mesmos, devemos ter cuidado para que nossos atos, convicções, posicionamentos não o façam se escandalizar, pecando contra nós, autoridades espirituais muitas vezes e com isso pecando contra Deus.

Verifiquei que as tatuagens existem na humanidade há milhares de anos, assim como os piercings, era usada em sua totalidade em rituais de adoração á deuses pagãos, como em rituais de fertilidade, prosperidade, obtenção de proteção em guerras, etc.

Ou ainda esses povos ostentavam tais adornos afim de classificação social, poderio economico, virilidade, classificação de beleza, faixa etária e por aí vai.

Segue um link para você entender melhor a história da tatuagem: http://migre.me/2FZnr

Acredito que nenhuma tatuagem ou adorno, se qualificaria como método de adoração a Deus, ficando voltado única e exclusivamente para a adoração a sí próprio, como uma vaidade exarcebada, não sendo a boa perfeita e agradável vontade de Deus para nossa vidas como está em Rm 12:2, além do que, fazer seu uso, faz com que se tenha um repúdio pela sociedade, que sempre viu como uma forma de marginalização, como em empresas de transporte aéreo não contratarem comissários/as de bordo que tenha quaisquer marca tatuada em seu corpo, assim como setores militares, multinacionais, instituições de saúde e outros mais disntintos setores da sociedade, que não contratam pessoas que ostentam tais adornos.

Sem falar no ato de rebeldia contra pais, mães, familiares, e líderes em suas igrejas, as quais esses jovens ou indivíduos que se submetem a aplicação destes adornos estão sujeitos.

Muitos hoje em dia, que fazem ou querer fazer o uso deste tipo de "enfeite", se defendem dizendo que isso faz parte da contextualização, da interação com culturas diferentes, aí sabendo da antiguissima datação registrada do uso destes adornos, chego a conclusão que isso de fato existia na época de Jesus, Ele e seus apóstolos que saíram a pregar o evangelho ao mundo teriam disponiveis para uso também, e se Jesus veio para quebrar a Lei como sabemos que veio verdadeiramente, poderia usar para mostrar que não tem problema e seria uma forma de se "contextualizar" não é mesmo?, entretanto, em nenhum registro verifico que Jesus ou Pedro, Paulo, Lucas etc, se fez uso disso para que pudesse levar o evangelho a outras pessoas.

Deixo então a pergunta: é pecado? Vale a pena contrariar a tudo e a todos para satisfazer o ego, a rebeldia, a vaidade exacerbada ou o que quer que seja? De que forma isso me edifica? De que forma edifica as outras pessoas?

Graça e Paz!!!

Rodrigo Silva de Almeida
rodrgo@live.com - www.facebook.com/rodrgosalmeida
Igreja Batista Renovada da Graça em VIla Bonilha, São Paulo -SP

Um comentário:

  1. entendo sua posição, mas acho que voce pensa saber mais do que realmente sabe.....

    http://novoevangelho.blogs.sapo.pt/13605.html

    de uma olhada nisso ,

    ResponderExcluir